Vitor, você cria apenas o logotipo?
Não. Eu desenvolvo apenas o projeto de Identidade Visual completo.

O que é Identidade Visual?
É um conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa, uma pessoa, um serviço ou um evento. Formado por cores, tipografia e formas específicas, a Identidade Visual tem como elemento central o logotipo, que pode servir de base para todos os materiais.

Por que eu deveria ter uma Identidade Visual?
Sua empresa é como uma pessoa, ela precisa de uma identidade própria que a torne única. Isso irá transmitir confiança para o seu cliente, além de facilitar a memorização e identificação da sua empresa nos mais variados pontos de contato da marca, como cartões de visita, sacolas, embalagens, timbrado, envelopes, etc.

Vitor, quais são as etapas dos seus projetos?

01. Briefing & Imersão: O Briefing é a primeira fase para iniciarmos e entendermos quais são os objetivos do projeto e outras diversas informações necessárias para a construção da solução para a sua marca. O objetivo é extrair as informações mais importantes para o desenvolvimento do projeto, como história da empresa, produtos ou serviços, diferenciais estratégicos, personalidade, analisar concorrentes e entender sobre o mercado atuante.

02. Descoberta da essência da marca: A partir disso, vamos reunir tudo aquilo que foi documentado na pesquisa em uma estratégia para que possamos encontrar e destacar a essência da empresa. Vamos reunir painéis semânticos, desenvolver o Golden Circle, estudar os atributos, definir um manifesto verbal, além de outros exercícios práticos para termos maior assertividade em todo o processo.

03. Estratégia de Criação: Com a etapa da descoberta da essência finalizada, agora o desafio é desenvolver uma estratégia de criação, para isso, vamos prosseguir ou descartar algumas definições de formas, cores, fontes que possivelmente serão utilizadas na etapa de ideação do projeto. O principal ponto aqui é alinhar as expectativas junto ao cliente para que ele possa entender os caminhos escolhidos.

04. Ideação e Rascunhos: Criação dos elementos principais da identidade visual, seja um símbolo, logotipo ou forma. Nesta etapa é rascunhado, filtrado e definido a melhor solução para a comunicação da empresa, alinhando características visuais com as informações colhidas nas etapas de briefing, pesquisa e conceituação.

05. Apresentação da Marca: Após muito trabalho, vamos reunir todo o nosso trabalho de semanas em uma apresentação para você validar toda a construção da marca, além do logo e da identidade final, em um resultado digno de aprovação. Aqui serão explicadas todas as ferramentas, estudos, conceituação e técnicas usadas para chegar no resultado final.

06. Entrega dos materiais: Último estágio antes de você ter o projeto pronto para ir ao mundo. Iremos desenvolver os elementos necessários para que o projeto ganhe vida e tenha sucesso no mundo real, sendo aplicada no contexto pretendido. Vamos entregar todo esse material em um arquivo disponibilizado na nuvem para você ter acesso e consultar sempre que quiser.

Você faz apenas uma opção de logo?
Não, mas eu apresento apenas a melhor opção dentre as dezenas que eu desenvolvi. Antes de se atingir o melhor resultado, são necessárias muitas tentativas. Para se chegar à melhor opção, muitas folhas de papel são rabiscadas.

Vitor, qual é o seu prazo?
O desenvolvimento da marca tem um prazo médio de 30 a 40 dias úteis até a apresentação da mesma.  Após aprovada a marca, em um prazo médio de 10 dias úteis, serão desenvolvidas as peças solicitadas no início do projeto (Ex.: Timbrado, cartão de visita, pasta, envelope, etc.) e o manual de identidade visual, que auxiliará no uso devidamente correto, constando as diretrizes e restrições da marca. É importante ressaltar que, caso eu já esteja desenvolvendo outros projetos, o seu irá entrar na fila, mas tudo isso será especificado na proposta.

Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?
Logotipo é apenas um elemento gráfico que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais completo pois envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades. Além disso, a identidade visual considera os pontos de contato, bem como todo o universo visual da marca. Também considera o momento atual da empresa e onde ela quer chegar, considerando variáveis e abrangências.

Como funciona o processo para contratar o serviço?
Primeiro você precisa entrar em contato comigo e me explicar um pouco do seu negócio. Eu vou analisar se há a possibilidade de te atender. Caso sim, marcamos uma reunião e após obter as informações que preciso vou te enviar uma proposta com os valores e prazos detalhados. Caso você aceite os valores e prazos estipulados, vamos montar um contrato e deixar tudo documentado de maneira segura, após isso você irá analisar e assinar tudo de maneira eletrônica, bem fácil.

Como realizar o pagamento?
O pagamento pode ser feito via transferência bancária, PIX ou boleto. 50% antecipado e o restante na apresentação do projeto, ou de acordo com o que combinamos na reunião de alinhamento.

Qual o próximo passo após fazer o pagamento da entrada de 50%?
À partir do pagamento da entrada eu considero o acordo fechado e a data estipulada no contrato já estará reservada. Eu vou te enviar um segundo formulário que tem como objetivo coletar informações importantes para a realização do projeto (briefing).

Quais os formatos do arquivo você entrega?
Os formatos entregues são: AI, EPS, PDF e PNG.

Você entrega os materiais impressos?
Não. Eu entrego apenas os projetos fechados para serem enviados para a gráfica de sua preferência.

Você também faz o nome pra empresa?
Não. O trabalho de naming deve ser contratado a parte.

Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Não, eu desenvolvo os materiais apenas dos projetos que comecei do zero.

Você desenvolve sites?
Não. Registro, hospedagem, programação e implementação deverão ser contratados a parte com um profissional ou uma empresa qualificada.


Caso tenha algum dúvida específica, entre em contato.

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