Vitor, você cria apenas o logotipo?
Não. Eu desenvolvo apenas o projeto de Identidade Visual completo.


O que é Identidade Visual?
É um conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa, uma pessoa, um serviço ou um evento. Formado por cores, tipografia e formas específicas, a Identidade Visual tem como elemento central o logotipo, que pode servir de base para todos os materiais.


Por que eu deveria ter uma Identidade Visual?
Sua empresa é como uma pessoa, ela precisa de uma identidade própria que a torne única. Isso irá transmitir confiança para o seu cliente, além de facilitar a memorização e identificação da sua empresa nos mais variados pontos de contato da marca, como cartões de visita, sacolas, embalagens, timbrado, envelopes, etc.


Vitor, como funciona as etapas dos seus projetos?
01. Formulário: Inicialmente, preciso saber através de um formulário qual é a necessidade do cliente, o que exatamente ele precisa, para então, elaborar uma proposta orçamento de acordo com suas solicitações.
02. Levantamento de informações: Bate-papo junto ao cliente com o objetivo de extrair as informações mais importantes para o desenvolvimento do projeto, como história da empresa, produtos, serviços, diferenciais, concorrentes e características principais da marca.
03. Análise e pesquisa: Etapa dedicada a imersão no universo do cliente visando entender mais sobre o mercado atuante, estilo de linguagem dos concorrentes e comunicação pretendida/desejada pelo público alvo.
04. Conceituação: Levantamento de características principais para a marca, painel semântico, análise e escolha de arquétipo, atributos da marca, definição de tipos de aplicações (impressos ou digital).
05. Construção dos elementos da marca: Criação dos elementos principais da identidade visual, seja um símbolo, logotipo ou forma. Nesta etapa é rascunhado, filtrado e definido a melhor solução para a comunicação da empresa, alinhando características visuais com as informações colhidas nas etapas de briefing, pesquisa e conceituação.
06. Escolha e gerenciamento de cores: Baseando-se na psicologia das cores, é selecionado uma paleta que seja adequada para as características, sentimentos, personalidade, formas e atributos para a marca.
07. Elementos de apoio e secundários: Criação e organização de elementos que potencializarão a identidade visual, tais como formas, ícones, fontes, texturas e assinaturas para a marca.
08. Aplicações: Aplicação de toda identidade visual criada nas peças de mais importância para o dia-a-dia da empresa, tais como, papelaria institucional, embalagens, fachada, recepção, uniformes, frota institucional e etc.
08. Apresentação do projeto: Apresentação da proposta de projeto para o cliente onde é explicado todas as ferramentas, estudos, conceituação e técnicas usadas para criar a identidade visual.
09. Manual da marca e entrega dos arquivos: Nesta etapa é criado o Manual de identidade visual, um guia que irá orientar o cliente a utilizar corretamente todo o projeto desenvolvido, junto a este são entregues todas as versões possíveis do logotipo e/ou símbolo e os arquivos de todas as aplicações desenvolvidas no projeto.
10. Certificado de Registro Copyright: Por fim, para garantia de segurança, a marca será protegida (Copyright) pela plataforma Avctoris, para que não haja cópia ou plágio de terceiros. Com isso, será fornecido um certificado (prova de anterioridade) autossuficiente.


Você faz apenas uma opção de logo?
Não, mas eu apresento apenas a melhor opção dentre as dezenas que eu desenvolvi. Antes de se atingir o melhor resultado, são necessárias muitas tentativas. Para se chegar à melhor opção, muitas folhas de papel são rabiscadas.


Vitor, qual é o seu prazo? O desenvolvimento da marca tem um prazo médio de 30 a 40 dias úteis até a apresentação da mesma.  Após aprovada a marca, em um prazo médio de 20 dias úteis, serão desenvolvidas as peças solicitadas no início do projeto (Ex.: Timbrado, cartão de visita, pasta, envelope, etc.) e o manual de identidade visual, que auxiliará no uso devidamente correto, constando as diretrizes e restrições da marca. É importante ressaltar que, caso eu já esteja desenvolvendo outros projetos, o seu irá entrar na fila, mas tudo isso será especificado na proposta.


Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?
Logotipo é apenas um elemento gráfico que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais completo pois envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades. Além disso, a identidade visual considera os pontos de contato, bem como todo o universo visual da marca. Também considera o momento atual da empresa e onde ela quer chegar, considerando variáveis e abrangências.


Como funciona o processo para contratar o serviço?
Primeiro você precisa entrar em contato comigo e me explicar um pouco do seu negócio. Eu vou analisar se há a possibilidade de te atender. Caso sim, marcamos uma reunião e após obter as informações que preciso vou te enviar uma proposta com os valores e prazos detalhados. Essa proposta já é um contrato com termos para assegurar ambas as partes. Caso você aceite os valores e prazos estipulados você pode assinar e me enviar ou simplesmente responder o e-mail confirmando. 50% do valor total do projeto deve ser antecipado. Esse pagamento serve como sinal para reservar a data estipulada no contrato.


Como realizar o pagamento?
O pagamento pode ser feito via transferência bancária ou boleto. 50% antecipado e o restante na apresentação do projeto. Parcelamentos no cartão de crédito devem ser consultados.


Qual o próximo passo após fazer o pagamento da entrada de 50%?
À partir do pagamento da entrada eu considero o acordo fechado e a data estipulada no contrato já estará reservada. Eu vou te enviar um segundo formulário que tem como objetivo coletar informações importantes para a realização do projeto (briefing).


Quais os formatos do arquivo você entrega?
Os formatos entregues são: EPS, JPG e PNG.



Você entrega os materiais impressos?
Não. Eu entrego apenas os projetos fechados para serem enviados para a gráfica de sua preferência.


Você também faz o nome pra empresa?
Não. O trabalho de naming deve ser contratado a parte.


Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Não, eu desenvolvo os materiais apenas dos projetos que comecei do zero.


Você desenvolve sites?
Não. Registro, hospedagem, programação e implementação deverão ser contratados a parte com um profissional ou uma empresa qualificada.


Caso tenha algum dúvida específica, entre em contato.
Vamos criar um projeto marcante?

Clique aqui para receber uma proposta de orçamento.

Back to Top