Fundada em 1990, a One Way Línguas é uma escola de idiomas que hoje é referência desse tipo de ensino na região. Com mais de 27 anos de experiência, seu compromisso baseia-se em capacitar os alunos a desenvolver com naturalidade todas as vertentes da língua (falar, ouvir, ler e escrever). Assim, os matriculados adquirem fluência e desempenho de alto nível, sempre acompanhados de perto por coordenadores pedagógicos especializados. A escola oferece cursos de Inglês, Francês e Espanhol para todas as idades em 4 regiões diferentes do Alto Tietê. 

A nossa missão era desenvolver o redesign da assinatura visual da marca. Com isso, o projeto foi focado em construir um bem intangível para a escola, ou seja, solidificar e fixar a marca no mercado. Desse modo, o propósito era prolongar a vida útil, a pregnância e expansão por meio da identificação de características visuais dessa instituição educativa.
Um dos primeiros passos foi definir alguns adjetivos para a marca, o que tornou o processo criativo mais prático e objetivo. Dessa forma, foram escolhidos os seguintes atributos para a One Way: simpatia, carisma e dinamismo.  Em seguida, com as qualidades da escola em mãos, buscou-se criar uma personalidade para a marca. Com base no briefing, foi descoberto que ela deveria ser alegre e transmitir empatia e o cuidado com os alunos. 
O símbolo foi produzido com base nos módulos áureos, procurando atingir uma harmonia visual e obter uma grade que serviu de auxílio para desenhar corretamente as linhas e curvas que integram o elemento como um todo. 

Foi criada uma tipografia exclusiva para o Logotipo. Sendo assim, os caracteres e os detalhes do novo símbolo da escola passaram por um desenvolvimento à mão.  Com isso, foi conquistado um melhor alinhamento aos arquétipos sugeridos. Buscou-se conservar as formas dinâmicas, com uma leve inclinação para a direita, além de pequenas serifas, para fazer o público-alvo sentir o movimento e o dinamismo. 

A letra “Y” representa uma seta, apontando para frente, juntamente com um “pin”, mostrando o local de destino, que é a própria escola. 
Visando versatilidade, a criação foi projetada para ser utilizada em diversos suportes, com inúmeros padrões de reprodução. Conforme o proposto, o símbolo é uma ferramenta para construir a identidade visual da escola. Diante disso, ele é desmembrado e utilizado como padrão de planos de fundo, texturas e outros componentes de apoio para representar a marca, mesmo na ausência do símbolo ou do logotipo.
 





Projeto desenvolvido na agência dBriefing Design

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